Iniciemos
uma aproximação reflexiva ao filme Mar Adentro, obra de arte provocativa, que
pela dramaticidade incomoda e faz pensar. O título evoca o poema de amor Os Sonhos,
escrito por Ramon Sampedro, cuja vida é retratada no filme: a história verídica
desse jovem marinheiro espanhol que aos 25 anos ficou tetraplégico após trágico
mergulho no mar da costa da Galícia. Ao pular na água projetando-se de um
rochedo, no momento em que a maré havia baixado, comprometeu irreversivelmente
a coluna vertebral devido ao choque da cabeça contra a areia. Após o acidente
Ramon viveu praticamente 29 anos (28 anos, 4 meses e alguns dias), sempre com a
determinação férrea de terminar sua vida, lutando convictamente na Justiça pelo
direito de morrer. Seu caso foi levado aos tribunais em 1993, numa tentativa
para conseguir a legalidade da eutanásia na Espanha, mas o pedido foi negado.
PESSINI, 2008
A
partir deste filme, decidimos então discutir sobre seguintes os princípios da
bioética: autonomia, justiça, beneficência.
O
primeiro ponto da bioética que pode ser observado na vida de Ramón é o
desrespeito à autonomia que pelo andamento da história não foi considerada, visto
que Ramon não tinha o direito de decidir quanto ao seu futuro e sua vontade de
morrer não foi respeitada.
A
grande questão abordada no filme é a eutanásia. Questionamentos importantes que
aparecem são: de quem é o direito de decidir sobre a continuidade da vida? Até
que ponto a autonomia da pessoa deve ser levada em consideração, independentemente
do seu estado de saúde? Somos livres para exercer a liberdade em proveito da vida
e não a serviço da morte? Liberdade que elimina uma vida não é uma liberdade? E
uma vida que elimina a liberdade não é vida? Viver é um direito e não uma
obrigação. A advogada o questiona sobre o porquê viver? E ele responde que,
para ele, a vida no estado em que ele se encontrava não valia a pena.
Apesar
de o paciente ter essa decisão quanto à morte, ele é visitado frequentemente
por amigos, que o entendem e, inclusive o apoiam na sua decisão. Ele consola
pessoas que o vão visitar. Isso mostra que racionalmente ele entendeu e decidiu
o futuro que ele queria para a vida dele, não mostrando um estado de depressão.
Ele apresentava-se com um bom senso de humor.
Podemos
então pensar que o filme apontou a incoerência do estado laico utilizando um
argumento metafísico diante da moral religiosa, bem como o fato de não oferecer
suporte (tanto financeiro, social, quanto em questões relacionadas à saúde) ao
Ramom e seus familiares. Pode-se questionar se o Estado foi injusto ao
desprover essa unidade de cuidado dos seus direitos ou quem sabe de uma
assistência diante da dificuldade social e financeira? Isso pode ser um fator
que o levou a considerar a decisão de morrer, pois o Ramom, ao não poder ajudar
em nada, e ao perceber a dificuldade da família em levar a vida, se sentia um
peso.
Do
ponto de vista dos familiares, pode-se observar que o pai era neutro em relação
ao posicionamento do filho, a cunhada e o sobrinho, que mais o ajudavam, o
apoiavam e apenas o irmão era contra. Apenas o irmão não o ajudou a conquistar
a mudança da lei de que ele precisava para conseguir o direito ao suicídio
assistido. Será que respeitar a vontade de o paciente querer morrer,
considerando que para ele, isso era bom, não pode ser considerada a
beneficência?
No
filme aparece a questão: um tetraplégico não pode amar? Isso aparece quando ele
conta à advogada que ele terminou com sua noiva quando sofreu o acidente.
Posteriormente no filme ele declara várias vezes que a pessoa que o ama seria
aquela que o ajudaria a morrer. De fato, ele encontrou o amor ao passar tempo
junto com sua advogada e ao descobrir uma identificação com ela quanto à
vontade de morrer. Depois ele corresponde ao amor da Rosa, quando ela decide
que o vai ajudar no seu projeto. Esse ponto mostra quais impactos negativos um
acidente como esse gera e como a falta de amor pode deixar uma pessoa nesse
estado ainda mais vulnerável.
Portanto,
o grupo achou o filme muito intrigante, e independentemente do posicionamento a
favor, ou contra a eutanásia, o importante foi refletir nos aspectos que levam
determinada pessoa a tomar uma decisão, por mais que para a gente a decisão não
faça sentido. Isso se traduziu na forma como montamos o trabalho: discutimos,
sem decidir firmemente quanto ao tema.
Referências
AMENÁBAR,
A. Mar Adentro. [Filme-vídeo].
Produção de Alejandro
Amenábar e Fernando Bovaira, direção Alejandro Amenábar, Espanha, 2004. 125
min, color. Som.
Kipper,
D. J. Uma Introdução à Bioética.
Temas de Pediatria Nestlé, n.73, 2002. p. 12-19.
PESSINI,
L. Morte, solução de vida? Uma leitura
bioética do filme Mar Adentro. Revista Bioética, 2008 v.16, p. 51 – 60.
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